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Mix de Marketing – Passo a passo de como elaborar o seu!

Mix De Marketing Passo A Passo De Como Elaborar O Seu

Se você ainda não considera o mix de marketing no planejamento estratégico do seu negócio, pode estar deixando de lucrar bastante, tenha certeza disso.

Muitas vezes o marketing é levado em segundo plano, com a parte de vendas e produção tomando a frente. Isso não está de todo errado, já que trazer dinheiro e atender seus clientes é de suma importância. Mas como você vai vender se ninguém conhece o seu negócio?

É por isso que o mix de marketing precisa ser feito antes mesmo de suas operações começarem. Começando a agir nessa área, você conseguirá elaborar um funil completo de vendas para o seu negócio.

O melhor é que você não precisa ser um guru do marketing para elaborar o seu mix. Para facilitar sua vida, vamos mostrar o que é o mix de marketing e um guia para elaborar a sua estratégia de vendas. 

Boa leitura!

Mix de Marketing: conceito e definição

Conceituado por alguns dos principais nomes do marketing, o mix de marketing é um conjunto de estratégias controlados pelo empreendedor para gerar o desejo de compra nos consumidores.

Esse mix considera quatro pilares, também conhecidos como os 4 P’s do marketing. Por terem sido desenvolvidos há cerca de 50 anos, existem algumas outras teorias e até mesmo uma espécie de desenrolar dos quatro P’s, expandindo-o para 6 ou 8 P’s.

Não vamos abordar essas variações nesse artigo. O objetivo aqui é simplificar ao máximo o mix de marketing para que, mesmo sem conhecimento prévio, você possa desenvolver um para o seu negócio. 

Por isso, esse guia vai mostrar o que são os 4 P’s e que perguntas deve fazer a si mesmo para montar sua própria estratégia. Esses são os 4 passos desse tutorial.

Pegue um caderno ou abra o bloco de notas do seu computador ou celular, anote o que são os 4 P’s e comece já a definir o mix de marketing da sua empresa!

Os 4 P’s do marketing

1. Produto

Apesar do nome, nessa estratégia se engloba também serviços que pode prestar. Produto é o primeiro P da estratégia por ser o elemento principal do seu negócio.

O que você vende? É a primeira pergunta que deve fazer quando se está elaborando seu mix de marketing. Porém, não basta dizer que são “chinelos confortáveis” ou “depilação à laser”. Esse é apenas o começo da resposta.

Na definição de produto, deve-se deixar claro, também, como ele atende a uma necessidade, desejo ou dor de um cliente, as situações nas quais o cliente precisará do seu produto e como ele se diferencia de outras opções já disponíveis no mercado.

2. Preço

O que você vai cobrar do seu cliente pela solução que ele precisa. Outro elemento fundamental do seu mix de marketing, você deverá responder às seguintes questões para precificar o produto que definiu no primeiro passo:

3. Praça

Existem divergências sobre a maneira que esse P deve ser chamado. Inclusive, muitas confusões ocorrem quando incluímos o ambiente digital, que não existe fisicamente.

Isso acontece por conta de um erro na tradução de quando o conceito veio para o Brasil. O conceito original, em inglês, se chama Placement, que fica melhor traduzido como posicionamento, e não praça.

Por isso, não pule este P caso tenha um negócio digital. Pelo contrário, no ambiente online, posicionamento é um dos elementos mais importantes.

Aqui, você deverá pesquisar como os clientes normalmente acessam os produtos e serviços que oferece. Com a resposta, deverá ser definido quais ferramentas e canais são os melhores para distribuir o seu produto.

4. Promoção

No último P, deverá pesquisar e responder às seguintes questões:

Por meio desse planejamento, estará com seu mix de marketing preparado e a menos um passo de lançar seu negócio próprio e viver o sonho de ser um empreendedor. 

Quer saber mais como empreender e planejar novos negócios? Então continue acompanhando os artigos do blog!

Fonte: Abrir empresa simples

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