skip to Main Content
Siga-nos na rede social Twitter Facebook
Criação De Logo – Dê Uma Cara Nova Ao Seu Negócio, Converse Com Seu Público E Diferencie-se Dos Demais!

Criação de Logo – Dê uma cara nova ao seu negócio, converse com seu público e diferencie-se dos demais!

A escolha de um logo não deve ser feita de maneira aleatória, ou seja, escolhendo um desenho e um nome sem saber o impacto que irá provocar nos clientes e no marketing, de uma forma geral. Para escolher o logo, é preciso pensar que se trata da imagem do estabelecimento, levando em consideração diversos fatores que podem influenciar no futuro do empreendimento. De início, na escolha do logo, é interessante utilizar uma ferramenta conhecida como brainstorming, ou seja, uma tempestade de ideias, recolhendo sugestões que possam ser úteis e analisando cada uma delas de acordo com suas características.

As regras do brainstorming para escolha do logo

As regras para um brainstorming são básicas, podendo valer para qualquer necessidade. Elas se limitam a principalmente seis, que são extremamente úteis para uma tomada de decisão:

Regra 1: não existe limite para o número de sugestões

Basta saber que as sugestões podem ser no maior número possível, deixando o processo criativo fluir, sem haver qualquer preocupação se a ideia é boa ou não.

Regra 2: buscar referências externas

Da mesma forma que em outras decisões, na escolha do logo é interessante conhecer referências externas, selecionando nomes de outros estabelecimentos, evitando, no entanto, simplesmente plagiar um nome.

Regra 3: anotar todas as ideias

Todas as sugestões devem ser anotadas, mesmo sem qualquer ordem, facilitando a lembrança e o processo criativo, inclusive consultando clientes e questionando sobre suas preferências.

Regra 4: analisar com tempo as sugestões

A escolha do logo não precisa ser feita rapidamente. É interessante reler todas as sugestões e aguardar um tempo antes de se decidir. Depois de alguns dias, as ideias se tornam mais claras e, certamente, um dos nomes chamará mais a atenção. Aqui, basta apenas ir eliminando as sugestões menos adequadas e filtrar os nomes e imagens que sejam mais interessantes.

Regra 5: analisando a pronúncia e a sonoridade

O logo não é apenas um desenho: é preciso ter um nome que seja fácil de ser pronunciado e que apresente sonoridade, tornando mais fácil sua lembrança e fazendo com que seja lembrado imediatamente em associação com a imagem.

Regra 6: verifique a disponibilidade do domínio

Mesmo que seja um nome inédito, que não tenha sido usado por qualquer outro estabelecimento, procure saber se ele está disponível na internet. Assim você poderá usar o logo e o nome em um site, blog ou perfil nas redes sociais. A escolha do logo e do nome deve sair do lugar comum, com um nome simples que possa ser lembrado pelos clientes. Assim, além da brainstorming, também é preciso ter algumas definições, como, por exemplo:
  • Saber o que os clientes esperarão do estabelecimento, podendo incorporar novas ideias tanto para o desenho como para o nome;
  • Solicitar de um designer uma imagem que seja condizente com o nome escolhido, representando os serviços que o estabelecimento oferece;
  • Escolhendo cores que sejam agradáveis aos olhos dos clientes, como, por exemplo, associando cores com as sensações que elas passam para as pessoas;
  • Montando um logotipo fácil de ser lembrado, sem muitos detalhes, que possa ser utilizado em qualquer tipo de mídia, desde impressos até brindes para os clientes.
O logo segue as mesmas regras de qualquer logotipo para qualquer ramo de atividade. Contudo, alguns detalhes são importantes nessa escolha. Você deve se lembrar que ele será a marca do seu estabelecimento e, através do logotipo, sua empresa poderá se tornar um ponto de referência para os clientes. Então, se quiser finalmente abrir a sua empresa, para definir um logo que se conecte com os seus cliente, entre em contato conosco!
Classifique nosso post post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Back To Top